
Acompanhamento após o tratamento do câncer
Com os avanços no diagnóstico precoce e nos tratamentos atuais, muitas pessoas conseguem vencer o câncer e alcançar a cura.
Após finalizar o tratamento, é essencial realizar consultas médicas periódicas para acompanhar sua saúde geral e garantir que a doença não retorne. Em alguns casos, mesmo que o tumor pareça ter sido completamente removido, pequenas células podem permanecer no organismo e provocar o reaparecimento (recidiva) do câncer, no mesmo local ou em outras áreas.
Como é feito o acompanhamento?
Durante o acompanhamento médico (chamado de follow-up), seu médico fará exames físicos e poderá solicitar exames complementares como análises de sangue, exames de imagem (radiografia, tomografia, ultrassom, entre outros), para monitorar possíveis sinais de retorno da doença.
-
Essas avaliações regulares são fundamentais para:
-
Detectar precocemente se houver retorno do câncer (recidiva);
-
Monitorar possíveis efeitos colaterais tardios dos tratamentos realizados;
-
Avaliar e tratar qualquer alteração na saúde de maneira rápida e eficaz.
Por quanto tempo é necessário o acompanhamento?
O período de acompanhamento varia conforme o tipo de câncer e o tratamento realizado. Em geral, consultas são mais frequentes nos primeiros anos após o tratamento, tornando-se mais espaçadas ao longo do tempo, conforme o risco de retorno da doença diminui.
E se o câncer voltar?
Caso seja identificada uma recidiva, seu médico discutirá com você um novo plano de tratamento adaptado ao seu caso, definindo objetivos claros e estratégias adequadas à sua realidade e necessidades pessoais.
O que fazer entre as consultas?
Se você perceber qualquer mudança no seu estado de saúde ou surgir algum sintoma novo entre as consultas agendadas, não espere pela próxima consulta—entre em contato com seu médico imediatamente.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho permanece ao seu lado mesmo após o tratamento, oferecendo apoio contínuo, orientação e acolhimento para garantir que você mantenha uma boa qualidade de vida.

